Alemanha é a economia mundial com a melhor eficiência energética
A Alemanha é o país com a melhor eficiência energética, revela um relatório elaborado pelo American Council for an Energy-Efficient Econmy. No extremo da lista está o México, com a pior eficiência. O estudo analisou a eficiência energética de 16 das maiores economias mundiais. Portugal não está incluído no ranking.
A organização atribuiu a pontuação máxima à Alemanha pelas suas normas obrigatórias de eficiência energética nos edifícios residenciais e comerciais e também pelo trabalho que tem feito para reduzir o consumo de energia em 20% até 2020 em relação aos níveis de 2008.
Esta é a segunda edição do ranking. A primeira – em 2012 – colocou o Reino Unido como a nação com a melhor eficiência energética. Mas nessa altura, a Alemanha ocupava já o segundo lugar no ranking.
Imediatamente abaixou da Alemanha, surge a Itália no ranking. A União Europeia, como um todo, ocupa o terceiro lugar. Empatadas na quarta posição estão a China e a França. No oposto da classificação surge o México em último lugar. A Rússia ocupa a 14ª posição e o Brasil é o segundo pior país dos analisados ao nível da eficiência energética.
Os Estados Unidos ocupam a 13ª posição e a organização considera que a maior economia mundial fez alguns progressos no que toca à eficiência. Contudo, o país continua a gastar “enormes” quantidades de energia.
Ranking das 16 maiores economias mundiais com a melhor eficiência energética:
1. Alemanha
2. Itália
3. União Europeia
4. França
4. China
6. Reino Unido
6. Japão
8. Espanha
9. Canadá
10. Austrália
11. Índia
12. Coreia do Sul
13. Estados Unidos da América
14. Rússia
15. Brasil
16. México
Foto: Nuuttipukki / Creative Commons