Alenquer e Azambuja recolhem cerca de mil litros de lixo entre Ota e Aveiras de Cima
Os municípios de Alenquer e Azambuja promoveram uma ação ambiental de limpeza conjunta, “Alenquer e Azambuja Limpa”, no passado sábado, dia 13 de maio. A iniciativa durou toda a manhã e foi efetuada na estrada municipal que liga Ota (concelho de Alenquer) a Aveiras de Cima (concelho de Azambuja), tendo feito parte das comemorações do 14.º aniversário do Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana, informaram em comunicado.
Segundo a mesma fonte, foram recolhidas embalagens de plástico, de metal e resíduos indiferenciados, perfazendo um total de 960 litros recolhidos nas bermas da estrada. Cinco sacos de 120 litros de embalagens de plástico e metal e seis sacos de 60 litros de resíduos urbanos indiferenciados.
Estiveram presentes cerca de uma centena de participantes, entre o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) a Guarda Nacional Republicana, a Valorsul, a EcoAmbiente, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Azambuja, alunos dos Agrupamentos de Escolas do Carregado e Vale Aveiras (no âmbito do projeto EcoEscolas), o Agrupamento de Escuteiros do Carregado 514, o Agrupamento de Escoteiros de Vila Nova da Rainha e alguns voluntários que se juntaram a esta ação. Foram ainda sensibilizados 60 condutores durante a iniciativa.
Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente do município de Alenquer, mostrou-se satisfeito com o resultado desta ação, e pelo seu alcance, tanto na vertente de voluntariado como pela vertente da sensibilização “esta ação teve como objetivo consciencializar para comportamentos ambientais corretos e para a importância da correta deposição dos resíduos, objetivo que foi amplamente conseguido, como se verifica pela quantidade de lixo recolhido”. Salientou ainda a pertinência desta ação conjunta entre os municípios de Alenquer e de Azambuja, que aceitou este convite e enriqueceu esta ação, sendo este um “exemplo a replicar por outros municípios”.
Os municípios de Alenquer e Azambuja agradecem a todos os voluntários presentes, às entidades presentes e à comunidade que foi sensibilizada. Foi um verdadeiro ato de cidadania, capaz de agregar várias comunidades em torno das causas ambientais.