Alentejo recebe 5.ª Itinerância da Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos
Com o apoio da ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Baterias (RB), a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos vai percorrer doze concelhos do Alentejo com a sua Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UERRP), a partir do próximo dia 30 de outubro, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, trata-se da 5.ª edição desta iniciativa itinerante e gratuita, que pretende facilitar a recolha segura de resíduos perigoso que, se descartados no lixo comum, podem ser prejudiciais ao ambiente, ao poluir recursos hídricos, fauna e flora.
A UERRP tem como objetivo garantir o encaminhamento adequado destes materiais para tratamento e valorização, contribuindo ativamente para a proteção do ambiente e a saúde pública das comunidades alentejanas. Entre os materiais aceites para entrega estão pilhas e baterias, lâmpadas, cosméticos, aerossóis, pequenos equipamentos elétricos, tintas, vernizes, entre outros.
A ERP Portugal “assume um papel fundamental nesta itinerância, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a promoção de práticas de reciclagem eficazes junto das comunidades locais”.
“Apoiar a UERRP é um pilar fundamental da nossa missão. Esta itinerância no Alentejo permite-nos estar mais próximos dos cidadãos, sensibilizá-los para a importância de um descarte responsável e garantir que estes resíduos têm o destino adequado. É um investimento direto no futuro sustentável das comunidades alentejanas, que a ERP Portugal tem orgulho em impulsionar.”, afirma Ricardo Neto, Presidente da ERP Portugal.
A UERRP funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h30. Excecionalmente, no concelho de Estremoz, a unidade estará disponível ao sábado, das 9h00 às 13h00, facilitando o acesso a um maior número de munícipes.
Calendário da 5.ª Itinerância da UERRP (2025-2026):
- Alandroal:30 de outubro a 5 de novembro de 2025
- Vila Viçosa:6 a 12 de novembro de 2025
- Borba:13 a 19 de novembro de 2025
- Estremoz:21 a 29 de novembro de 2025 (inclui sábado)
- Montemor-o-Novo:23 a 27 de fevereiro e 2 a 5 de março de 2026
- Vendas Novas:6 a 17 de março de 2026
- Arraiolos:18 a 24 de março de 2026
- Mora:25 a 31 de março de 2026
- Redondo:7 a 13 de abril de 2026
- Reguengos de Monsaraz:14 a 22 de abril de 2026
- Mourão:23 a 29 de abril de 2026
- Évora:7 a 29 de maio de 2026
Para consultar o calendário completo, os locais exatos de paragem em cada concelho e os tipos de resíduos aceites, os cidadãos podem visitar o website da GESAMB