Alerta: qualidade da água do rio Tejo em risco



O alerta emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mostra que há um agravamento da qualidade da água do Tejo, em particular na barragem do Fratel no concelho de Vila Velha do Ródão. Este alerta revela que os valores de  oxigénio dissolvido estão a ficar abaixo dos mínimos de qualidade, o que coloca em risco a sobrevivência dos peixes.

A propósito deste alerta da APA, a associação ZERO diz que a situação no troço internacional do rio Tejo e até ao Fratel é recorrente. Durante o verão, verifica-se a ocorrência de blooms algais no troço entre a barragem de Cedillo e a barragem do Fratel, com uma camada de algas que preenche a superfície. Por outro lado, os dados disponibilizados ao público pela APA para a Barragem do Fratel, mostram que os valores de oxigénio dissolvido estiveram vários dias abaixo dos mínimos de qualidade, aquando do período de temperaturas elevadas a 5 de agosto. A ZERO indica que quanto maior é a temperatura da água menor é a capacidade de dissolução de oxigénio na água, e que o problema está na qualidade e não apenas na quantidade de água que vem de Espanha.

Assim, a associação ambiental considera indispensável que se fixem caudais mínimos diários procedentes de Espanha e não apenas semanais, trimestrais ou anuais. É também necessário integrar parâmetros de qualidade da água na Convenção de Albufeira, dado que a água vinda de Espanha inclui fontes de poluição significativas, nomeadamente de origem agrícola, o que constitui um problema grave que é necessário corrigir.

 

Foto: Rui Ornelas




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...