Alfaces plantadas no fundo do mar? Sim, é possível
Um projecto piloto sediado na Baía de Noli, na província de Savona, Itália, é responsável pela plantação de alfaces, feijão, morangos e alhos no fundo do mar, entre 5 a 10 metros de profundidade.
O Nemos Garden é construído por cápsulas biosféricas de plástico ancoradas ao fundo do mar onde, nos últimos três anos, foram semeadas cerca de 25 variedades de vegetais. O estudo realizado nestes vegetais de ambiente marítimo revela que não existem diferenças entre estes vegetais e os plantados na terra.
Os investigadores referem que há factores chave que permitem o crescimento das sementes nas cápsulas biosféricas: a temperatura do seu interior e da água do mar, a intensidade da luz solar que atinge o fundo do mar e a humidade interior das biosferas. As plantas mantêm-se hidratadas pelas gotas de condensação da água existentes nas paredes das cápsulas, sendo que a temperatura praticamente constante de dia e à noite crias as condições ideais para o seu desenvolvimento, avança o EL País.
No mesmo artigo pode ler-se que o objectivo principal do projecto é desenvolver uma solução ecológica e sustentável em alternativa à agricultura convencional. Contudo, o estudo sobre o desenvolvimento de sementes em ambiente de baixa pressão, a criação de vegetais únicos para restaurantes de topo e o desenvolvimento de um novo tipo de turismo de mergulho são também propósitos desta aventura marítima.
Foto: Paulo Porcher / Creative Commons