Algarve: directora da escola desmente que criança tenha ficado sem almoçar
A criança que é a protagonista principal deste notícia que ontem publicámos terá comido na sua sala, acompanhada por uma educadora. Esta é a reacção da directora da escola EB1/Jardim de Infância da Abelheira – e não Loulé, como dizemos aqui.
“A criança comeu na sala onde ficou, durante a hora de almoço, acompanhada de uma educadora. É completamente falso que esta criança tenha sido colocada no refeitório”, explicou a directora, Conceição Bernando, neste comunicado aos pais e encarregados de educação.
Segundo a responsável, esta conduta seria “absolutamente desumada”. “Nisso estamos todos de acordo”. Conceição Bernardes nega ainda que uma funcionária tenha sido impedida de pagar a refeição da menina do seu próprio bolso.
A responsavel disse ainda que as dívidas de refeições para com o Agrupamento situam-se na ordem dos €20 mil, por isso terá avisado os pais em falta, em Setembro, que a partir de 9 de Outubro “nenhuma criança poderá almoçar na escola sem o respectivo pagamento e sem dívidas anteriores saldadas ou negociadas”.
“Em todas as recepções aos pais e encarregados de educação das escolas do agrupamento [estes] foram informados, por mim, sobre a decisão tomada e, relembro também, que recebi o apoio e a concordância dos mesmos, tendo eu, na altura, informado que nenhuma criança ficaria sem comer ou passaria foma – apenas não almoçaria”, continua.
Conceição Bernardes diz ainda que a frontalidade com que sempre relacionou com os pais permite-lhe dizer que “efectivamente há comportamentos de neglicência graves que têm de ser denunciados e combatidos, a bem da saúde e da educação das crianças”.
Leia o comunicado na íntegra.