Alimentos orgânicos vs tradicionais: prós e contras



Vale a pena compramos produtos orgânicos, que são mais caros que os tradicionais? Segundo um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a resposta é: “em princípio, não”. A universidade desenvolveu 237 pesquisas nas diferenças entre os alimentos orgânicos e os tradicionais e, na maioria dos casos, chegou à conclusão que não havia diferenças significativas na concentração de vitaminas.

Porém, o estudo concluiu que o fósforo, um mineral que, em parceria com o cálcio, faz parte da formação dos ossos, foi detectado em maiores doses nos orgânicos. Mas como há poucas pessoas que apresentam carência deste mineral, a conclusão não foi considerada excepcional.

Ainda que o estudo tivesse sido muito criticado, não havia razões para tal. Ele acabou por não surpreender alguns investigadores, que já sabiam que os produtos orgânicos não têm mais nutrientes que os tradicionais. A questão é que a qualidade do alimento vai muito além da quantidade de substâncias nele presentes.

Segundo explicou ao Planeta Sustentável Elaine de Azevedo, nutricionista na Universidade Federal de Grandes Dourados, Brasil, na agricultura adubada com fertilizantes sintéticos há muito nitrogénio, o que leva a altas taxas de proteína no vegetal ali plantado. Resultado: este elemento tóxico deixa a planta bastante vulnerável a doenças e com um elevado teor de nitrato, que é tóxico.

E depois há uma grande diferença na forma como o alimento é produzido, que vão desde factores como o clima ou o solo. O morango orgânico pode ter 342% a mais de ferro, 183% de magnésio, 80% de potássio, 34% de cálcio, 26% de fibras e 24% de proteínas.

Os orgânicos podem também apresentar níveis superiores de fitoquímicos, compostos bioactivos com acção antioxidante e que são capazes de combater os radicais livres e, consequentemente, evitar doenças cardiovasculares e até cancro.

Uma das grandes diferenças entre os alimentos orgânicos e convencionais está no facto de os pesticidas serem desenvolvidos para atacar os organismos vivos, em geral. Desta forma, não afectam apenas as pragas, mas também as pessoas.

 

Alimentos orgânicos vs tradicionais:

Quantidade de nutrientes

Não há grandes variações nesta questão.

Segurança alimentar

Os vegetais orgânicos são cultivados sem agrotóxicos nem adubos químicos sintéticos. Por isso, são mais confiáveis.

Fitoquímicos

A ausência de pesticidas leva a uma maior formação destes compostos com acção antioxidante nos orgânicos.

Preço

Os alimentos orgânicos são mais caros que os tradicionais.

Disponibilidade

Ainda não há alimentos orgânicos em todos os super e hipermercados.

Sustentabilidade ambiental

Uma vez mais, ganham os orgânicos. Os agrotóxicos contribuem para a contaminação do solo, água e ar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...