Almada é a cidade europeia que mais se empenhou pela mobilidade sustentável



A cidade de Almada venceu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010, instituído pela Comissão Europeia para reconhecer a cidade que mais se empenhou na sensibilização pela mobilidade sustentável.

De acordo com a Comissão Europeia, participaram no concurso 2221 cidades e vilas europeias – 66 das quais portuguesas – tendo Almada superado as congéneres de Múrcia (Espanha) e Riga (Letónia) na finalíssima.

O júri destacou as actividades desenvolvidas por Almada no decorrer da Semana Europeia da Mobilidade, assim como o lançamento do serviço de mobilidade reduzida Flexibus (autocarros eléctricos), a construção de uma bicilink entre a FCT/UNL e o Madam Parque (campus universitário do Monte da Caparica), a entrada em funcionamento de cinco novos parques de estacionamento e a requalificação e pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.

Recorde-se que Almada é uma das poucas cidades europeias a aderir pelo décimo ano consecutivo a esta iniciativa.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que pretende dar a conhecer soluções de mobilidade mais amigas do ambiente e sensibilizar os cidadãos para a importância do papel de cada um na adopção de novos padrões de mobilidade.

“Há demasiados europeus que usam o carro mesmo para pequenas deslocações. O aumento da poluição e dos congestionamentos são nocivos para o ambiente e para a saúde. A Semana Europeia da Mobilidade premeia autarquias que conseguem incentivar as pessoas a utilizar outros meios de deslocação, contribuindo assim para melhorar a saúde e qualidade de vida nas cidades”, explicou o comissário europeu Janez Potocnik, que entregou o galardão.

“Espero que Almada, Múrcia e Riga inspirem muitas outras cidades por toda a Europa”, concluiu o responsável.

Leia o comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Almada. E o da Comissão Europeia.

E o site da Semana Europeia da Mobilidade.

A nona edição da Semana Europeia da Mobilidade decorreu entre 16 e 22 de Setembro de 2010 e teve como tema “Viaje bem, viva melhor”. O objectivo foi realçar as vantagens da mobilidade activa sustentável para a saúde e o bem-estar dos cidadãos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...