Alpinistas do Monte Evereste vão ser obrigados a regressar com oito quilos de lixo
A partir de Abril, os montanhistas que escalem o Monte Evereste vão ter de começar a trazer consigo, no regresso, oito quilos de lixo. A norma, uma de várias novas medidas com que o Governo nepalês quer limpar o pico mais alto do mundo, aplicar-se-á já a partir de Abril a quem ascenda para lá do acampamento base do Evereste, anunciou o The Guardian.
Madhusudan Burlakoti, um responsável do Ministério do Turismo do Nepal, afirmou que “o governo nepalês decidiu que cada elemento de uma expedição deverá trazer consigo pelo menos oito quilos de lixo para além do seu próprio”.
Burlakoti afirmou ainda que as autoridades nepalesas irão tomar as medidas legais necessárias contra os alpinistas que não cumprirem esta regra, embora não tenha referido qual seria a punição.
Décadas de montanhismo fizeram com que o pico do Evereste tenha ficado repleto de lixo, incluindo garrafas de oxigénio, dejectos humanos e até mesmo corpos de montanhistas que não se decompuseram no frio. No entanto, a partir do próximo mês as expedições terão de apresentar o seu lixo a um posto que será estabelecido no acampamento base.
Todos os anos, entre Abril e Maio, centenas de pessoas escalam o pico do Monte Evereste – uma das maiores fontes de receitas para o pobre país do Nepal.
Foto: ilkerender / Creative Commons