Alterações climáticas: lagos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes
Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que proliferam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista Proceedings of the Royal Society B, a concentração de algas nos lagos montanhosos dos Estados Unidos duplicou nos últimos 70 anos.
“Mesmo os lagos relativamente remotos e localizados em áreas protegidas (…) é evidente o traço da perturbação humana no sistema terrestre“, disse à agência AFP a cientista Isabella Oleksy. “O aquecimento rápido em ambientes de alta altitude levou à aceleração rápida e à prevalência de algas verdes, que até recentemente existiam em pouca abundância nestes mesmo lagos”, acrescentou.
Para chegar a esta conclusão, a equipa de investigadores comparou o número de algas verdes em dois lagos a cerca de 100 quilómetros da cidade de Denver e depois comparou os resultados com dados de meados do século passado. Os cientistas encontraram “mudanças drásticas” na quantidade de algas verdes, as chamadas clorófitas, que prosperam em temperaturas mais quentes.