Alunos com sucesso escolar premiados com semana dedicada à biodiversidade local
Grupo de 50 alunos, entre os 14 e os 18 anos, é premiado pelo sucesso escolar e participa numa semana dedicada à biodiversidade, de 3 a 7 de julho, promovida pela Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, com o objetivo de adquirir conhecimento e contribuir com ações de voluntariado, sublinha a EPIS, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “premiados pela notável melhoria das suas notas durante o ano letivo 2022/2023, estes estudantes irão visitar várias empresas e instituições para conhecer as boas práticas na área da sustentabilidade ambiental e criar vídeos com mensagens de sensibilização para as causas ambientais e preservação da biodiversidade”.
Entre as várias atividades preparadas, destaca-se no primeiro dia, 3 de julho, às 15h, na Lagoa Pequena de Albufeira, em Sesimbra, a recolha de resíduos e o arranque, numa área de influência de, aproximadamente, 11 mil metros quadrados, de chorões, espécies invasoras que impedem a fácil circulação das pessoas e que são prejudiciais às dunas naturais.
“Mais do que premiar a melhoria do sucesso escolar destes alunos, queremos que estes estudantes cresçam a ser uma voz ativa na promoção da biodiversidade local e que sensibilizem os que lhes são próximos para a importância da manutenção dos ecossistemas naturais do nosso país”, refere Diogo Simões Pereira, diretor geral da EPIS.
A semana de atividades fica marcada pelos encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Jardim Botânico Tropical, e com o Presidente Aníbal Cavaco Silva, no Gabinete Sacramento, no dia 5 de julho.
Ao longo destes dias, os participantes terão ainda a oportunidade de visitar o Oceanário de Lisboa, o Borboletário Tropical de Constância, bem como de participar em sessões sobre “Preservação da biodiversidade”, “Gestão florestal sustentável” e “Produção de energia limpa e proteção da biodiversidade local”.
Esta iniciativa foi lançada pela Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social em 2011 e até esta edição (inclusive) participaram 650 alunos de todo o país.
Este ano, a EPIS conta com o apoio da Caima, da Câmara Municipal de Constância, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, do Centro de Ciência Viva de Constância, do Centro de Interpretação de Monsanto, da EDP, da EPAL, da Escola Naval, da Escola Secundária Luís de Camões de Constância, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Galp, do Grupo Jerónimo Martins, do Grupo Pestana, do Jardim Botânico Tropical, da Junta de Freguesia de Tancos, da Marinha Portuguesa, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, do Oceanário de Lisboa e da SPEA – Sociedade Portuguesa para o estudo das aves.