Amanhã: não é demasiado tarde para mudarmos o mundo
Diariamente somos bombardeados com notícias que alertam para o aproximar quase inevitável do fim do mundo. Desastres naturais, crises económicas e sociais… mas e se ainda formos a tempo de mudar o mundo?
Depois de lerem um estudo sobre a forte possibilidade da humanidade desaparecer até 2100, o activista Cyril Dion e a actriz Mélanie Laurent quebraram o ciclo negativo destas notícias e partiram em busca de um mundo melhor. Numa viagem por dez países, procuram respostas para os problemas que assolam o mundo, mas sempre com uma perspectiva positiva.
Vencedor do Prémio César para Melhor Documentário, Amanhã vem mudar o enfoque negativo tantas vezes dado às questões ambientais e sociais, ao encontrar pessoas que procuram soluções sustentáveis para as suas comunidades através da agricultura, economia, educação e politica.
Pelas histórias partilhadas no filme percebemos que simples acções do dia-a-dia podem realmente ter impacto no mundo. Consumir alimentos de agricultura biológica e evitar a carne; optar por energias renováveis; ou mesmo dar preferência ao comércio local e feito de forma sustentável. Reduzir, reutilizar, reciclar, reparar e partilhar são as ideias chaves do documentário.
“Estas pessoas estão a escrever uma nova história. Elas dizem que ainda não é demasiado tarde, mas temos de nos despachar, agora! “. A frase é dita durante o documentário e espelha a energia positiva do filme que chega agora aos cinemas nacionais.
Foto: Demain le Film Facebook