Amarante representa Portugal em projeto europeu que reúne oito países
Amarante vai participar em cinco projetos europeus para a juventude, no âmbito do programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores”, que reúne oito países, informou hoje a autarquia local.
Os cinco projetos têm a duração de dois anos e, segundo aquele município do distrito do Porto, Amarante é a única autarquia portuguesa representada.
Nesse âmbito, Amarante vai receber os parceiros de Espanha, Itália, Hungria, Grécia, Eslovénia, Chipre e Croácia, entre 28 de novembro e 1 de dezembro, no contexto de um “projeto que evoca os valores europeus comuns, como a sustentabilidade, alterações climáticas, proteção do ambiente, igualdade, participação ativa, inclusão social, não discriminação, democracia e solidariedade”.
Ao longo de três dias vai falar-se de turismo, sustentabilidade e mobilidade sustentável e os participantes dos vários países serão convidados a percorrer o Trilho das Azenhas.
“Ficamos muito satisfeitos ao ver estes cinco projetos serem aprovados. Através deles vamos, com a colaboração dos nossos técnicos e da comunidade, juventude e associações, promover e sensibilizar para os valores”, refere Rita Marinho Batista, vereadora da Juventude.
EM 2023 e 2024, acontecerão os restantes encontros dos cinco projetos agendados para Amarante, com novas visitas dos parceiros europeu ao município português.
O programa europeu Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores foi criado para “proteger e promover os valores consagrados de Direitos Humanos e incentivar a participação cívica e democrática”, lê-se na informação da câmara de Amarante.