Amazónia: aldeões quase matam jovens ladrões ao atá-los a árvore cheia de formigas venenosas



Dois jovens quase morreram, na Bolívia amazónica, depois de serem acusados do roubo de suas motas pelos aldeões, que os ataram a uma árvore cheia de formigas-lava-pés, bastante venenosas.

Os jovens eram acusados de terem roubado três motas no valor de €2.660 de uma aldeia perto de Cochabambain. Furiosos com os jovens, os aldeões mantiveram-nos em cativeiro durante três dias, exigindo o valor das motas em dinheiro. Eventualmente, acabaram por atar os jovens a uma árvore que continha um ninho de formigas venenosas, para forçar as respectivas famílias a pagar o valor.

Os dois ladrões foram depois levados para o hospital – um necessitou de diálise devido a falência renal e outro ainda se encontra nos cuidados intensivos.

De acordo com a irmã de uma das vítimas, os dois jovens foram apenas libertados no último sábado, depois de as famílias concordarem em pagar o valor dos veículos roubados.

As formigas-lavapés são conhecidas por habitar no interior das árvores e não costumam ser agressivas. Contudo, caso se sintam ameaçadas ou alguém invada o seu território, elas atacam.

O veneno destas formigas tem propriedades anti-inflamatórias e, em pequenas doses, pode ser uma cura tradicional para a artrite. Porém, quando administrado em grandes quantidades pode ser extremamente tóxico, causando falência renal e do fígado.

Foto:  Dean Croshere / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...