Amazónia: cientistas já desvendaram a origem da misteriosa construção em forma de torre (com FOTOS)
A origem da misteriosa construção em forma de torre rodeada por uma espécie de cerca circular, descoberta na Amazónia peruana em Junho do último ano, já foi desvendada. As estruturas são construídas por pequenas aranhas e servem de ninho para os seus ovos.
A natureza destas estruturas era desconhecida para os cientistas até que uma pequena aranha laranja eclodiu de um ovo perto da estrutura. Os entomologistas e os aracnologistas estão agora a tentar identificar que espécie de aranha constrói estas estruturas. Embora a aranha avistada a eclodir dos ovos desta estrutura se assemelhe a uma aranha-saltadora, os cientistas indicam que não se trata da espécie uma vez que o posicionamento dos olhos é diferente.
A descoberta da origem destas estruturas brancas, semelhantes a torres, foi feita pelo fotógrafo Jeff Cremer durante uma expedição à Reserva Natural de Tambopata, no Peru, onde as estruturas foram descobertas. O primeiro a descobrir a misteriosa construção em Junho foi Troy Alexander, estudante da Georgia Tech.
Além de perceber qual é a espécie de aranha que construi estas estruturas falta ainda perceber porque é que são construídas. “Pensamos que as paredes possam ser utilizadas para capturar pequenos ácaros. Ou então para servir para servir de protecção contra as formigas, mantendo-as afastadas da torre onde estão os ovos”, indica Cremer, citado pela imprensa. A estrutura de teia pode ainda servir de camuflagem, já que se assemelha a líquenes e fungos. Mas o que sabemos é que a base da torre possui ovos de aranha”, afirma.
[nggallery id=153 template=greensavers]