AMI recolheu mais de 300 mil litros de óleos alimentares usados em 2012
A AMI Portugal (Assistência Médica Internacional) recolheu mais de 300 mil litros de óleos alimentares usados em 2012, avançou a ONG ao Green Savers. Através da transformação dos óleos em biodiesel, por outro lado, a AMI recolheu €15 mil em financiamento, um valor que foi e será aplicado nos projectos socais da ONG em Portugal e que corresponde ao necessário para apoiar 10 jovens no projecto de prevenção da exclusão social.
“Um litro de óleo alimentar pode contaminar milhares de litros de água. No entanto, após reciclagem, os óleos alimentares usados podem ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis e contribuindo ainda para reduzir as emissões de CO2”, explicou Anastácio Neto, do gabinete de imprensa, ao Green Savers.
Este projeto engloba a recolha em restaurantes, cantinas, hotéis, escolas, juntas de freguesia e empresas, que aderem contactando directamente a instituição. A recolha pública de óleos alimentares usados também é possível nos municípios de Sintra e da Amadora, que se disponibilizaram para a colocação de oleões de rua.
“[Esta iniciativa tem uma] vantagem adicional: ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação ou a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação”, frisou a instituição.