Anasazi, o povo misterioso que vivia em penhascos
Ficaram conhecidos como “moradores dos penhascos”, devido às grandes construções que ergueram nas paredes de rochas. Viviam numa área onde atualmente se encontram os estados de Arizona, Novo México, Colorado e Utah, nos Estados Unidos.
As casas dos primeiros anasazis eram grutas subterrâneas forradas por paredes rochosas. Mais tarde, começaram a viver em casas térreas simples, feitas de barro e madeira ou de pedra. Provavelmente, em meados do século IX, começaram a construir estruturas de vários andares, semelhantes a modernos edifícios de apartamentos, em penhascos, onde era difícil que os seus inimigos os atacassem. Notabilizaram-se também, entre outros motivos, por avanços na agricultura, pela qualidade da cerâmica e dos adornos com pedras preciosas e pelas centenas de quilómetros de estradas que construíram.
Os primeiros anasazis sobreviveram através da caça e da recolha de plantas silvestres. Contudo, por volta do ano 700, já tinham aprendido a plantar milho, feijão, abóbora e outras culturas. Os descendentes dos anasazis são os índios pueblos, que estabeleceram aldeias menores, concentradas nos estados de Novo México e Arizona. No final do século XX, havia cerca de 60 mil índios pueblos.