André Simões: “Ninguém deixará partir sem luta o que de melhor temos”



“COMO É SOBEJAMENTO SABIDO, Portugal é um dos países da Europa com maior biodiversidade. Por outro lado, é também um dos países em que esta está em maior risco de extinção. O que não escapa à atenção de ninguém é que são as nossas classes política e empresarial que maior esforço estão a tentar fazer para que tal aconteça.

O realizador João Vasconcelos e o biólogo António Castelo trouxeram-nos quase 19 minutos de vídeo do vale do Tua, em que de uma maneira despretensioso e simples nos tentam mostrar o que o Portugal do futuro vai perder e o que a nossa geração de netos não vai poder conhecer se a construção da barragem – que pretende suprir 0,1% das necessidades energéticas do país – for avante.

Neste documentário, financiado pelo Partido dos Animais e da Natureza (PAN), tentam-se mostrar os pequenos (grandes) tesouros ecológicos, turísticos por muitos desconhecidos, desde os únicos habitantes do rio Tua (como um tipo único de mexilhão de água doce, raro na Europa), passando pelos tímidos seres terrestres e aéreos que acompanham o seu percurso e às paisagens deslumbrantes que todo o vale possui, não esquecendo a linha de comboio do Tua e toda a sua importância histórica para a população que dela  dependeu e que espera não ver desaparecer.

Assistir a este documentário não serve somente para nos alertar sobre o que iremos perder para sempre. Serve também como prova que os movimentos populares estão para ficar, e que ninguém deixará partir sem luta o que de melhor temos.”

André Simões é leitor do Green Savers. Quer publicar o seu artigo no nosso agregador? Envie-nos o seu texto para info@greensavers.sapo.pt ou cmartinho@gci.pt. Estamos à procura da sua inspiração ou desabafo.  






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...