Angola investe em habitação social em Ondjiva. Primeiras 80 moradias já estão prontas.
O Governo angolano prepara-se para construir 362 residências sociais no bairro Kashila II, arredores de Ondjiva, capital da província do Cunene.
As casas – moradias T3 – fazem parte de um conjunto de 2500 habitações que serão construídas ao abrigo do Programa de Fomento Habitacional em curso na província. Este plano tem o objectivo de garantir moradias condignas à população.
Das 362 habitações, 80 serão entregues já na segunda quinzena deste mês, enquanto outras 200 encontram-se em fase de acabamento – pintura e pavimentação.
As casas serão concluídas ainda este ano, de acordo com o responsável pela fiscalizadora das obras, a empresa Aurecon. Ainda de acordo com Fernando José, o projecto envolve sete construtoras angolanas e contempla ainda a construção de infra-estruturas urbanísticas, drenagem das águas, vias expressas, redes de distribuição de água potável e energia eléctrica.
De acordo com o jornal Construir, faz ainda parte do contrato a terraplanagem e aterros de um espaço destinado a edificação de escolas, centro de saúde e outros serviços sociais básicos.
O Programa Nacional de Urbanismo e Habitação prevê a construção, em Angola, de um milhão de casas em todo o país. Destas, 35 mil serão na província do Cunene.