Animais vão ficar mais pequenos com o aquecimento global



Quando a Terra aquece, os mamíferos encolhem, de acordo com especialistas que analisaram registos de há 56 milhões de anos, numa altura em que as temperaturas subiram 6ºC num período de 20 mil anos.

O antepassado do cavalo, o agora extinto hyracotherium (na foto), diminuiu cerca de 30% nessa época, provavelmente para aumentar a percentagem de área de pele no volume corporal, para perder calor mais facilmente.

Na semana passada, durante a reunião da Society of Vertebrate Paleontology, uma equipa de cientistas norte-americanos centrou-se numa época mais recente – há 53 milhões de anos –mas menos severa, em termos de mudança climática. Através da análise dos molares, os pesquisadores olharam para mamíferos em sedimentos de fósseis em Bighorn Basin, no Estado norte-americano do Wyoming.

Aí, eles descobriram que os mamíferos, incluindo os veados e pequenos primatas parecidos com os actuais lémures, tornaram-se mais pequenos. Os cavalos hyracotherium diminuíram o seu tamanho em 22%.

Em ambos os casos, os animais voltaram ao seu tamanho normal quando a Terra voltou a ficar mais fria. Uma vez mais, nos dois casos, os episódios de aquecimento global foram precedidos por um aumento do dióxido de carbono na atmosfera, um fenómeno idêntico ao de hoje, explica o Science Now. Será que ele se repetirá pela terceira vez?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...