Antiga lixeira de Telavive transformada na maior central de reciclagem do mundo (com FOTOS)



Uma das mais conhecidas lixeiras do mundo, situada nos arredores de Telavive, Israel, é hoje o maior parque de reciclagem do mundo – e ainda não está concluído, de acordo com o Inhabitat. Conhecida como “Montanha de Lixo”, a antiga lixeira podia ser cheirada a vários quilómetros de distância e chegou a ter 25 milhões de toneladas de lixo espalhados por 800 metros de comprimento e 80 metros de altura.

Em 1998, a Montanha de Lixo tinha 16 milhões de metros cúbicos de lixo e estava prestes a colapsar. Foi então que a população entrou em jogo e, à medida que os níveis de poluição continuavam a aumentar na cidade israelita, obrigou as autoridades a fechar o local, o que veio a acontecer em 1999, depois de 47 anos de funcionamento.

Hoje, porém, esta montanha alberga uma central de reciclagem que funciona com o lema “tornar o lixo em algo belo”. Todos os dias, o parque recolhe 3.000 toneladas de resíduos domésticos, 1.500 toneladas de materiais de construção e 250 toneladas de outros artigos e transforma-os em combustível, fertilizante, electricidade, água para irrigação e até mobília de jardim.

O projecto do parque de reciclagem foi desenhado por Peter Latz e começou por desenvolver uma camada de bioplástico que evitasse que o metano escape debaixo da terra, permitindo à fauna e flora voltar a brotar e viver.

O bioplástico encontra-se coberto com camadas de gravilha e um metro de terra limpa, que o que dá uma nova vida às plantas do local. O projecto ainda não está terminado mas, assim que tudo estiver a funcionar, ele terá o triplo do tamanho do Central Park, em Nova Iorque.

Por outro lado, a antiga montanha de lixo é hoje a porta de entrada dos visitantes que chegam ao Aeroporto Internacional Bem Gurion, em Telavive. Com o tempo, os visitantes podem testemunhar a transformação que ainda está em progresso.

Com três grandes centrais de reciclagem no sopé da montanha, o objectivo de estação de transferência é reciclar e reutilizar a maior quantidade possível de resíduos. E transformá-los em combustível, fertilizante, electricidade, água para irrigação e mobília de jardim.

[nggallery id=1487 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...