Dois empreendedores britânicos criaram uma horta subterrânea num antigo abrigo da Segunda Guerra Mundial, debaixo da actual estação de metro de Clapham North, em Londres. A quinta estende-se por 10 mil metros quadrados, a 30 metros de profundidade, e receberá, sobretudo, ervas exóticas e vegetais.
Richard Ballard e Steven Dring, os dois sócios do projecto, instalaram LED especiais e sistemas hidropónicos de cultivo. Os são já vendidos para restaurantes e supermercados britânicos, tendo o aval do chef Michael Roux Jr, um dos parceiros deste projecto inovador.
Os abrigos de Clapham North começaram a ser construídos em 1942 e abriram ao público em Julho de 1944. Estão equipados com cozinhas, postos médicos e casas de banho, podendo acomodar cerca de oito mil pessoas – chegaram a abrigar 12 mil pessoas, durante bombardeamentos aéreos.
Ballard e Dring têm desenvolvido várias experiências agrícolas no espaço. O sucesso dos resultados até agora obtidos levou-os a criar a marca Growing Underground, que comercializa ervas exóticas, brotos, ervilhas, amaranto vermelho, mizuna, brócolos, cebolinha, alho, folha de mostarda, rabanetes, coentros e manjericão tailandês.
Numa segunda fase, o projecto irá virar-se para a plantação de inúmeras variedades de tomate e cogumelos.
Os dois empreendedores começaram também a angariar fundos para acelerar o seu negócio. “Estamos muito entusiasmados em avançar com a Growing Underground. Há meses que andamos em experiências”, explicou Ballard à imprensa britânica. Veja algumas das fotos do projecto.
[nggallery id=192 template=greensavers]









