Anualmente são desperdiçados mais de 900 milhões de toneladas de alimentos



Hoje é o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, uma data implementada em dezembro de 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que tem como objetivo fundamental consciencializar para este problema e promover soluções para o mitigar.

De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), são desperdiçadas anualmente, em todo o mundo, mais de 900 milhões de toneladas de comida. Em contraste, 811 milhões de pessoas passam fome no seu dia a dia e 132 milhões vive em risco de insegurança alimentar.

Um estudo recente, realizado pela YouGov e encomendado pela Too Good To Go, revela que o desperdício alimentar é um tema conhecido pela maioria das pessoas, no entanto, seis em cada dez consumidores continua a desperdiçar comida. 55% dos inquiridos confessa que ainda desperdiça algum tipo de alimento, sendo os mais comuns a fruta, os vegetais e o pão. Os motivos que levam as pessoas a desperdiçar são principalmente, o facto de ser uma quantidade reduzida ao ponto de não valer a pena salvá-la, o produto alimentar já ter expirado o prazo e estarem a comer fora de casa e não terminarem a refeição.

Em Portugal, 41% dos inquiridos afirma não desperdiçar comida e 72% afirma estar ciente que a solução número um para combater as alterações climáticas é a redução do desperdício alimentar. As famílias portuguesas com crianças até aos 6 meses, representam o grupo que mais desperdiça alimentos – apenas 8% responderam que não desperdiçam.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...