APAL patrocina 1º caderno de encargos livre de petróleo



A Associação Portuguesa do Alumínio (APAL) patrocina o lançamento do 1º Caderno de Encargos Livre de Petróleo para profissionais do setor da construção e arquitetura em Portugal, promovido pelo Portal da Arquitetura e Construção Sustentável, com o intuito de promover projetos que contribuam para a sustentabilidade no setor e um ambiente livre de petróleo, divulgou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “trata-se do primeiro caderno de encargos, desenvolvido pelo Portal de Arquitetura e Construção Sustentável com os contributos da arquiteta portuguesa, Aline Guerreiro, que tem como objetivo sensibilizar os arquitetos e projetistas para o impacto de materiais poluentes, nomeadamente, que tenham na sua constituição o petróleo”.

Face à grande transformação em que o setor de construção se encontra para atingir uma economia circular, este projeto “torna-se fundamental, pois trata-se de um guia onde são apresentadas medidas que contribuem para uma construção livre de petróleo através da utilização de novas tecnologias e materiais menos poluentes”.

Nesta linha, a Associação Portuguesa do Alumínio associa-se a esta primeira edição, o que “reforça os fortes contributos que tem desenvolvido na indústria através do contributo do alumínio para uma economia circular e sustentável, sendo um material infinitamente reciclável”. O primeiro ciclo de vida do alumínio totalmente desenvolvido em fronteiras portuguesas prepara-se para a introdução do hidrogénio, enquanto fonte de energia em substituição ao gás natural, contribuindo para a diminuição da quantidade de CO2 libertada durante todo o ciclo de vida do alumínio.

Para o Presidente da APAL, Rui Abreu, “a junção de sinergias com a arquiteta Aline Guerreiro no lançamento do primeiro caderno de encargos livre de petróleo reforça a estratégia da APAL em atingir uma economia circular e sustentável. Acreditamos que este é o ponto de partida para sensibilizar profissionais da indústria para as novas soluções com o contributo do alumínio como material circular e permanente, tornando-se um recurso vital para uma economia circular e neutra para o ambiente, tornando-se no material do futuro para os setores da construção.”

A arquiteta, Aline Guerreiro, considera que “faz todo o sentido este Caderno de Encargos Livre de Petróleo ser apoiado por uma Associação que representa um material que no setor da construção é uma alternativa sustentável aos materiais plásticos ou outros que derivem de combustíveis fósseis. E se, a produção de Alumínio recorrer a energias limpas, tendência cada vez maior, então temos um material quase 100% sustentável. Além de que o Alumínio é infinitamente reciclável sem perder qualidade e é durável, o que são também requisitos primordiais na sustentabilidade.”

Ao longo deste ano a APAL tem dedicado a sua atividade à sustentabilidade com o lançamento da campanha de 2023, Alumínio Infinitamente Reciclável, com foco nas vantagens da utilização do alumínio como material circular em diversos setores.

O 1º Caderno de Encargos Livre de Petróleo vai ser apresentado nos dias 16 e 17 de novembro na + CONCRETA, na Alfândega do Porto e na Arquitect @ Work em Lisboa, nos dias 22 e 23 de novembro.

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...