Aparelho transforma corrida em energia para carregar um telemóvel (com FOTOS)
Três estudantes da Universidade de Northwestern, no estado do Illinois, Estados Unidos, desenvolveram um carregador de telemóvel que utiliza a energia gerada nas corridas e outras actividads físicas. O aparelho chama-se myPower e permite que uma corrida de 45 minutos gere energia suficiente para alimentar um telemóvel durante oito horas.
O myPower recebe energia cinética pelos atletas e pode ser um grande aliado da constante falta de bateria que os actuais smartphones sofrem – e ajudar o ambiente. O dispositivo foi desenvolvido por Tajas Shastry, Michael Geier e Alexander Smith e deve ser colocado perto do corpo do atleta, de forma a aproveitar a energia gasta durante a corrida ou durante outro tipo de desporto.
Segundo o agregador O Meu Bem Estar, o dispositivo tem um tamanho um pouco maior ao de um iPhone 5 e encaixa-se directamente na cintura do atleta.
Além de manterem os seus telemóveis carregados e fazerem exercício físico, os utilizadores do myPower também reduzem consideravelmente as emissões de CO2 para o ambiente. Pode parecer inacreditável, mas, de acordo os estudantes, cada telemóvel emite uma pegada de carbono de, aproximadamente, cinco milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, através do carregamento convencional.
Ainda não há previsão para a comercialização do myPower– mas, quando começar a ser vendido, o carregador vai contar com uma porta USB adicional, podendo ser utilizado em simultâneo em mais gadgets.
Saiba mais sobre o myPower n’O Meu Bem Estar.
[nggallery id=110 template=greensavers]