APCC assina Pacto com ADENE para implementação de plano de Poupança Energética



A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) vai assinar com a ADENE – Agência para a Energia um pacto para a implementação do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, que materializa o compromisso dos Centros Comerciais de assumirem a sua fatia no Plano de Poupança de Energia, apresentado dia 27 de setembro.

Este pacto materializa um conjunto de iniciativas que “permitem ganhos relevantes de curto prazo e de forma transversal, sem pôr em causa a atividade económica das centenas de milhar de trabalhadores do setor”, sublinha a APCC em comunicado.

Segundo a mesma fonte, estas iniciativas “complementam as políticas de sustentabilidade definidas pelos diferentes associados, que permitiram nos últimos anos reduções de consumo de energia elétrica superiores a 15% definidos no âmbito do plano europeu”.

“A APCC está plenamente consciente que as medidas preconizadas têm impacto nos Centros Comerciais, na sua imagem e conforto, mas os tempos extraordinários que vivemos obrigam a que todos os agentes económicos contribuam de forma positiva e colaborativa para as metas que o país tem de atingir”, afirma Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC, citado em comunicado.

Entre as várias medidas propostas pela APCC, constantes no pacto assinado e que irão ser implementadas pelos seus Associados, encontram-se iniciativas para redução de consumo energético na climatização dos Centros Comerciais, na sua iluminação e nos transportes verticais.

Ajuste de temperaturas e redução de iluminação interior nos Centros Comerciais

Na climatização prevê-se um ajuste das temperaturas dos Centros Comerciais, com temperaturas mais altas no verão e temperaturas mais baixas no inverno, bem como a valorização da ventilação natural e refrescamento do ar interior por maximização de efeitos de túnel e chaminé.

Em relação à iluminação, entre outras medidas, está contemplada a redução da iluminação interior a após horário de normal funcionamento e nos períodos de manhã de tráfego fraco, a redução de iluminação nas áreas de parqueamento interior, mantendo a visibilidade CCTV e conforto do visitante e a circulação de viaturas, os reclamos desligados após as 23 horas e a iluminação de fachadas apagada após as 24h (salvo por razões de segurança e para garantir a visualização por CCTV) e o ajuste dos níveis de iluminação no interior das lojas incluindo montras e reclame da fachada da loja.

Embora o processo de substituição por soluções de iluminação eficiente em áreas comerciais (ex. led´s) já se tenha iniciado, “propõe-se estabelecer a meta de dezembro de 2022 para a substituição completa de todos os sistemas de iluminação em Centros Comerciais”, sublinha a APCC

Quanto ao transporte vertical irá proceder-se ao ajuste de velocidade de operação dos sistemas e a implementação de sistemas de modulação de velocidade nos equipamentos menos solicitados. No que diz respeito aos acessos, existirá uma afinação de portas e de outro tipo de acessos, que permita a manutenção das condições de climatização interiores.

 

 





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