App permite encontrar os recantos mais calmos da cidade



Jason Sweeney é o mais recente homem na busca global pelo silêncio urbano. Ele vive em Adelaide, na Austrália, e é o criador da Stereopublic – uma app que agrega os recantos tranquilos das cidades mais difíceis de encontrar. Os utilizadores registados submetem os locais que consideram pacíficos, acompanhados de um registo visual ou auditivo do lugar. Todos os outros podem visitar esses esconderijos ou até receber um aviso quando estão nas suas proximidades.

“A questão tornou-se na forma como preservar a calma – como encontrar espaços nas nossas cidades que mantêm um senso de equilíbrio, lugares de refúgio e consolo”, explica Sweeney. “Eu sempre pensei neste projecto como uma espécie de construção de uma comunidade, uma rede social para quem procura a calma.”

A Stereopublic está disponível em Adelaide, Perth e Melbourne, mas prepara-se para expandir rapidamente graças ao incentivo de prémio TED City 2.0. Em breve, vão surgir também as comunidades mais tranquilas de Sydney, Bruxelas e algumas cidades de Inglaterra. Sweeney revela que a sua equipa também está de olhos no mapeamento dos pontos silenciosos de cidades na Malásia e no Camboja.

Em certo sentido, a Stereopublic é uma extensão da própria personalidade do seu criador, que se descreve como “tímido” e “introvertido”. Desagradado com a azáfama das cidades, ele diz: “Fico muito contente que à minha volta exista uma comunidade de pessoas igualmente entusiasmadas com a ideia de procurarem na cidade zonas tranquilas”.

Todas as submissões feitas na app passam por aprovação, mas até agora nenhuma foi rejeitada, revela o The Atlantic Cities. Isto porque Sweeney reconhece que as pessoas têm diferentes noções de silêncio e quietude. E se um determinado lugar proporciona a sensação de calma a um habitante, não há por que contrariar essa experiência.

Os lugares registados como sendo tradicionalmente os mais tranquilos são pequenos jardins públicos e parques de estacionamento, especialmente subterrâneos. O local favorito de Sweeney fica em Adelaide e é um elevador de oito andares que sobe a torre renascentista que faz parte de um shopping da cidade. A viagem lenta para cima e para baixo oferece uma vista de 180 graus e cria o que ele chama de “sensação de temporário isolamento”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...