Aqualia lidera projecto europeu de produção de biocombustíveis a partir de algas



A empresa espanhola Aqualia, participada da construtora espanhola FCC para a água e saneamento, apresentou recentemente em Londres um projecto que visa produzir biocombustíveis a partir da depuração de águas residuais. O All-Gas conta com um investimento de 12 milhões de euros, sendo co-financiado pela União Europeia.

Na prática, o projecto consiste na reutilização de águas residuais para o cultivo de microalgas e na sua posterior conversão em biodiesel. O All-Gas, que será desenvolvido no período de cinco anos, divide-se em duas fases: uma primeira fase de protótipo dedicada principalmente a investigação (dois anos) e uma segunda fase, que compreende três anos, para a produção em si.

A Estação Depuradora de Águas Residuais (EDAR) de El Torno, em Cádiz, acolherá as instalações para a primeira fase do projecto.

Entre as vantagens e inovações do All-Gas destacam-se a melhoria da eficiência, a eliminação simultânea de nutrientes das águas residuais e a recolha e processamento da biomassa para a produção de biocombustíveis, avança o site BusinessGreen.

Segundo a Aqualia, é a primeira vez que se desenvolve um projecto com estas características – 10 hectares de cultivo -, que irá permitir assegurar o consumo anual de uma frota de 400 veículos.

No projecto – liderado pela Aqualia – participam ainda investigadores da Alemanha, Reino Unido, Holanda, Áustria e Turquia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...