Aquecimento global leva ursos a optar por uma dieta vegetariana



O aquecimento global está a levar os ursos pardos na ilha de Kodiak, no Alasca, a optaram por uma dieta vegetariana de bagas de sabugeiro, trocando o salmão, agora que as temperaturas mais elevadas estão a fazer com que as bagas nasçam cada vez mais cedo, diz um estudo recente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Segundo o estudo as bagas estão a nascer 2,5 dias mais cedo, em média por década, sendo que em anos muito quentes a antecipação pode ser de vários dias.

Normalmente os ursos comiam até 75% dos salmões que sobem os rios para desovar até final de Agosto e depois, quando esta fonte enorme de proteínas estava prestes a esgotar-se, surgiam as bagas, que davam fruto em finais de Agosto, principio de Setembro. Agora as bagas começam a nascer logo a meio de Agosto (este ano foi a 14) e forçados a escolher entre os dois alimentos os ursos têm optado pelas bagas.

Os cientistas dizem que os ursos não irão abandonar os salmões, uma fonte de energia enorme, refere o jornal The independent, mas temem que “se esta tendência continua, em 2070  a época das bagas e dos salmões será coincidente”.

 Foto: Creative Commons

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...