Aquecimento global vai tornar vinho mais alcoólico

Os vinhos tenderão a ser mais alcoólicos, segundo alertaram vários especialistas da indústria durante o 3º Congresso Mundial sobre Alterações Climáticas e Vinho, que decorreu na semana passada em Marbella, Espanha. Em alguns casos, a graduação aumentou, nos últimos anos, dos 10-11º para os 14-14,5º.

De acordo com o El Pais, de resto, este foi apenas um dos alertas comunicados aos presentes neste congresso mundial da indústria vinícola. Assim, os vinhos terão também um PH maior e uma menor acidez natural. Alguns dos tintos vão perder a sua cor, e outros os seus sabores.

Muitos dos brancos perderão qualidades típicas das suas variedades, e deverá aumentar a proporção dos tintos em relação aos brancos. Finalmente, é quase unânime a ideia de que as uvas autóctones resistirão melhor a um novo cenário, mais extremo.

De acordo com o director da área de Economia e Direito da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, Ignácio Fernández, a indústria terá agora de se adaptar e investir mais em variedades autóctones e nas mudanças de práticas nos campos, na inovação (para retirar o álcool dos vinhos através da fermentação, por exemplo) e na investigação de novos produtos.

Por outro lado, a mitigação destes efeitos deverá ser feita através de uma gestão do meio ambiente, do menor consumo de água e emissões de CO2, da medição da pegada carbónica e manutenção das árvores que convivem nas vinhas, para não converter estas plantações em monoculturas.

O congresso chegou ainda à conclusão que, resultado das alterações climáticas, existem hoje episódios meteorológicos extremos, como picos de temperaturas altas e baixas, períodos de seca mais longos ou chuvas torrenciais.

Finalmente, a “Espanha será uma das zonas mais afectadas pelas alterações climáticas”, explicou Fernández. Portugal, pela proximidade geográfica, também o será – dizemos nós – por isso os conselhos ficam também para os produtores portugueses.

Leia aqui o artigo na íntegra.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...