Ar mais limpo salvaria dois milhões de vidas por ano



Um ar mais limpo em todo o mundo poderia salvar cerca de duas milhões de pessoas por ano, de acordo com um estudo da Universidade do Minnesota publicado no Environmental Science & Technology.

“Ficámos surpreendidos ao descobrir a importância da limpeza do ar, não só nas zonas mais sujas do mundo — onde esperávamos essa descoberta — mas também em ambientes mais limpos, como nos Estados Unidos, Canadá e Europa”, explicou Julian Marshall, da Universidade de Minnesota, co-autor do estudo.

A equipa liderada por Marshall descobriu que, em países com maior poluição atmosférica, como a China, Índia (veja a cidade de Nova Deli, considerada a mais poluída do mundo, na nossa fotogaleria) e Rússia, a melhoria da qualidade de ar poderia salvar até 1,4 milhões de vidas, caso se cumprissem os limites da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas regiões menos poluídas, respeitar essas recomendações levaria a uma redução de mais de meio milhão de mortes prematuras por ano. A poluição — especialmente através das partículas suspensas (PM) que se alojam nos pulmões — é causadora de 7 milhões de mortes todos os anos, de acordo com a OMS.

Veja as 15 cidades mais poluídas de Portugal, uma lista liderada pelo Seixal, e as 10 cidades mais poluídas do mundo.

[nggallery id=1513 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...