Arábia Saudita investe €82 mil milhões em energias renováveis até 2032
A Arábia Saudita vai investir 82 mil milhões (R$ 242 mil milhões) para garantir que um terço da sua energia provém de fontes renováveis até 2032, de acordo com o Business Standard. A informação faz parte da revisão o plano nacional energético, publicado pela pela King Abdullah City para a Atomic and Renewable Energy.
Segundo os documentos, a Arábia Saudita irá combinar a energia solar, nuclear, geotérmica e eólica, produzindo 54 GW de energia renováveis nas próximas duas décadas. Esta inversão da estratégia saudita será o principal tema da Solar Arabia Summit, que vai realizar-se em Riade entre 29 e 30 de Setembro.
No encontro serão discutidos os desafios do País nesta área e os passos que deverão ser tomados para uma maior sustentabilidade.
“Há vários planos que já estão a ser desenhados, mas o maior desafio para a Arábia Saudita prende-se com a ausência de um cronograma para uma mudança gradual para a energia renovável no país, e lenta adaptação e avanços nas iniciativas de energia renovável”, explicou Rasheed Alzahrani, CEO da Riyadh Valley Company.
Na cimeira estarão presentes vários especialistas globais em energia e os 250 principais stakeholderes sauditas, que terão reuniões pessoais com pelo menos 40 empresas que prestam serviços na área das energias renováveis.
Recorde-se que a Arábia Saudita tinha já anunciado a intenção de exportar energia solar para o Egipto e Europa. O Sol é, de resto, um dos maiores recursos do País, pelo que a energia por este produzida será nuclear em todos os projectos de sustentabilidade.