Arábia Saudita quer exportar energia solar para Egipto e Europa



A enorme quantidade de horas de exposição solar da Arábia Saudita pode marcar uma viragem na forma como este país exportador de combustíveis fósseis olha para a energia, de acordo com vários governantes sauditas.

Um dia, esta energia poderá chegar ao Egipto, Norte de África e, inclusive, Europa, de acordo com algumas fontes sauditas.

Segundo explica o Financial Times, o crescimento do consumo energético na Arábia Saudita e outros países da região do Golfo poderá levá-los a tornarem-se importadores de petróleo dentro de 15 anos, a não ser que encontrem fontes alternativas de energia. Como as renováveis.

“É um programa muito ambicioso e um plano muito ambicioso. O potencial é enorme e acreditamos que a Arábia Saudita será um dos grandes produtores de energia solar”, explicou uma fonte oficial saudita, citada pelo Financial Times.

Este potencial levará a Arábia Saudita e o Gulf Co-operative Council – Bahrain, Kuwait, Omã, Qatar e Emirados Árabes Unidos – a criarem uma rede de infra-estruturas inteligentes, que leve a electricidade a países tão distantes como Egipto ou mesmo ao continente europeu.

“Podemos comparar [esta rede] à computação em nuvem. Vejo um futuro onde as pessoas podem estar em qualquer lado e terem a sua electricidade à disposição, uma vez que as redes estão integradas”, explicou Fahad Bin Mohammed al-Attiya, presidente do National Food Security Programme do Qatar.

Na verdade, a grande prioridade dos países do golfo é conseguir alcançar as necessidades energéticas da região. Mas os responsáveis não ficarão indiferentes a uma boa oportunidade de negócio.

“Começaram a pensar na possibilidade de ligar a rede, de forma fácil, até ao Egipto. Se chegarmos ao Egipto conseguimos chegar ao Norte de África e, a partir daí, à Europa. Assi, teremos uma auto-estrada de energias renováveis”, explicou ao Financial Times Adnan Amin, presidente da International Renewable Energy Agency, cuja sede está instalada em Abu Dhabi.

Recorde-se que a Arábia Saudita anunciou recentemente um plano para utilizar 100% de energias renováveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...