Área derretida dos glaciares é maior que os Estados Unidos (com FOTOS)
Uma área do mar gelado do Árctico maior que os Estados Unidos desapareceu este ano, de acordo com a agência meteorológica das Nações Unidas (ONU). Assim, entre Março e Setembro, a área de gelo perdida foi de 11,83 milhões de quilómetros quadrados.
Num relatório lançado na conferência da Doha, o COP18, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse que o derretimento do gelo do mar Árctico foi um dos recordes climáticas batidos no Planeta em 2012. Um de muitos.
Na verdade, as secas devastaram quase dois terços dos Estados Unidos – como várias vezes referimos no Green Savers – assim como no oeste russo e Sul da Europa. Paralelamente, as inundações provocaram estragos na África ocidental, enquanto as ondas de calor varreram muito do hemisfério norte
Ainda assim, foi o derretimento do gelo do Árctico que mais preocupou os cientistas, com a ONU a afirmar que a cobertura de gelo chegou a um novo recorde negativo.
“A percentagem alarmante de derretimento deste ano realçou as mudanças que estão a ocorrer nos oceanos do Planeta e na biosfera. As alterações climáticas estão a ocorrer à frente dos nossos olhos e vão continuar a ocorrer, resultado das concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera, que estão constantemente a crescer”, explicou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
Veja as fotos dos glaciares em perigo de derretimento nos próximos meses.