Argentina: Governo estará a desviar dinheiro do Ambiente para transmissões de futebol

A Greenpeace acusou o Governo argentino de estar a desviar parte do dinheiro destinado à Lei de Protecção dos Bosques para pagar as transmissões do campeonato local de futebol, que são gratuitas para todos.

Esta acusação, que está a abalar o País – que, recorde-se, é “fanático” pelo desporto-rei – refere que dos cerca de 55 milhões de euros destinados à conservação dos bosques, 26 milhões foram transferidos para um acordo entre o Governo e a Associação de Futebol da Argentina para a transmissão, em sinal aberto, dos jogos do campeonato.

Aliás, o Governo já destina, todos os anos, cerca de 109 milhões de euros à federação argentina para a transmissão gratuita dos jogos de futebol daquele país, um acordo assinado no ano passado e que é válido por dez anos, pelo que menos ainda se entende – caso seja verdade – esta denúncia da Greenpeace.

Segundo o diário Clarín, há vários meses que os conselhos locais do meio ambiente reclamam o cumprimento financeiro da Lei da Protecção dos Bosques – o que se torna mais pertinente tanto mais que 70% desse fundo tem como objectivo compensar os proprietários dos bosques para realizarem tarefas de conservação e trabalho sustentável.

“É uma vergonha que o Estado seja o primeiro a não cumprir a lei, o que demonstra que a sua preocupação por proteger os bosques é meramente teórica e não corresponde às acções concretas do Governo”, revelou ao Clarín o coordenador da Campanha de Bosques da Greenpeace, Hernán Giardini.

“Esperamos que se cumpra o que estabelece a Lei de Protecção dos Bosques”, concluiu. No Green Savers estaremos atento aos próximos “episódios” desta notícia. Fique connosco.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...