Arizona: todos os cães e gatos vendidos em lojas de animais têm de vir de canis
Um juiz federal do estado do Arizona, nos Estados Unidos, acabou de decidir que todos os cães e gatos que sejam vendidos nas lojas de animais têm de vir de canis, gatis ou de organizações sem fins lucrativos.
A decisão mantém uma outra, datada de 2013, que tinha sido criticada pela loja de animais Puppies N’Love. De acordo com este estabelecimento, a decisão viola as leis do comércio. No entanto, a decisão foi apoiada e festejada por vários cidadãos da cidade de Phoenix, naquele estado, uma das 60 que já legislou neste sentido.
“É uma grande vitória, não só para a cidade de Phoenix mas também para a Humane Society dos Estados Unidos, que trabalhou sem parar para ajudar os municípios de todo o país a aprovar estas leis – e defender os desafios que delas emanam – para acabar com a troca de cães e gatos criados propositadamente para a venda e, finalmente, também com a eutanásia e sobrepopulações de outros animais”, explicou a advogada da ONG, Maureen Beyers.
Estima-se que no condado de Maricopa County, um dos 15 do Arizona, mais de 23.000 cães são vendidos por ano. No entanto, esta média é muito maior noutros condados do estado norte-americano.
Foto: Brian Kelly / Creative Commons