Aroma dos doces aumenta vontade de comer sobremesas calóricas
Sentir um aroma doce e gorduroso aumenta as probabilidades de uma pessoa escolher uma sobremesa altamente calórica, segundo um estudo publicado recentemente no Appetite e citado pela Veja.
No estudo, que também foi publicado no agregador O Meu Bem Estar, os investigadores tentaram perceber se sentir o aroma de algo delicioso poderia afectar de forma inconsciente a escolha alimentar de uma pessoa.
No estudo participaram 147 participantes que foram divididos em quatro grupos e distribuídos por salas diferentes, onde esperaram 15 minutos.
O primeiro grupo (o de controlo) ficou à espera numa sala comum. Um segundo grupo foi encaminhado para uma sala onde havia um croissant de chocolate acabado de fazer. No mesmo local, havia também um dispositivo que exalava uma fragrância com o cheiro do doce.
O terceiro grupo foi colocado numa sala só com o doce, mas com um rádio que transmitia um programa sobre os perigos nutricionais de ingerir alimentos calóricos. Por fim, o último grupo permaneceu numa sala com o aroma do croissant, mas que também transmitia o programa de rádio.
Em seguida, todos os participantes foram levados para uma sala com um buffet, onde poderiam escolher livremente uma opção de entrada, prato principal e sobremesa. Aqueles que tinham sentido involuntariamente o aroma doce do croissant apresentaram uma maior tendência para escolher sobremesas altamente calóricas, como um waffle, em comparação com as pessoas que não tinham sido expostas a este tipo de ambiente.
Para surpresa dos investigadores, os participantes que ficaram na sala com a transmissão de mensagens nutricionais também optaram por sobremesas de elevado teor calórico, como é o caso do grupo quatro (que sentiu o aroma e ouviu a mensagem).
Foto: Basheer Tome / Creative Commons