Arouca e Castelo de Paiva vão receber 5 milhões de euros para Turismo de Natureza

Os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva vão receber investimentos de cinco milhões de euros para desenvolver projectos de Turismo de Natureza, sendo explicou ontem, num comunicado enviado para o Green Savers, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Ao todo serão quatro os contratos de financiamento comunitário – aprovados no âmbito do ON2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte) – que serão assinados hoje, no Mosteiro de Arouca.

Em causa estão os projectos “Desenvolvimento do Turismo Activo em Arouca”, “Ampliação e Remodelação do Cais do Castelo (Castelo de Paiva)”, o “Arouca Geopark nas Redes Europeias e Global de Geoparques) e o “Congresso Internacional de Geoturismo”.

A maior fatia deste investimento – 3,2 milhões de euros – destina-se à execução de um ancoradouro turístico no Cais do Castelo e ao projecto de desenvolvimento de turismo activo, que centra a sua intervenção na construção de um conjunto de infra-estruturas turísticas em torno do rio Paiva, em Arouca: pontes, passadiços, percursos, sinalização, miradouros, rampas de saltos, estruturas de acolhimento e apoio à actividade fluvial e desportiva e um plano de segurança.

“Com estes novos investimentos, o rio Paiva e o Geoparque de Arouca verão reforçadas a sua atractividade turística, ambiental e social, tirando partido da riqueza do território para promover economicamente a região, a nível nacional e internacional”, explica a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Por seu lado, os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva passarão “a oferecer condições de excelência para o exercício de actividades turísticas ligadas à natureza”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...