Arquitecto português Paulo David recebe prémio Alvar Aalto 2012



Paulo David, arquitecto português natural da Ilha da Madeira, tornou-se no 11º nomeado para o prémio Alvar Aalto, instituído em 1967 em homenagem ao arquitecto homónimo e que é hoje um dos principais reconhecimentos globais em arquitectura.

“Numa época em que a profissão está obcecada por padrões gerados por computador, e em que o design, em muitas das práticas, tornou-se sobretudo interessado em manipular formas, em vez que de desenvolver espaços e desenvolver a própria arquitectura”, explicou o júri do prémio, Paulo David demarca-se pela sua habilidade em criar arquitectura intemporal, que teve e tem uma importância significativa no desenvolvimento da Ilha da Madeira.

“O respeito de David pela história, tempo, espaço, cultura e tecnologia permitiu-lhe emergir da tendência corrente da arquitectura desesperadamente interessante, e criar uma nova, significante camada dentro das paisagens históricas e vulcânicas da Madeira”, pode ler-se aqui.

Desde 2003 que o arquitecto madeirense trabalha a “costa rochosa”, a “paisagem marítima interminável” e o “ambiente cru e tropical” da Ilha da Madeira”, sendo que o seu trabalho acrescenta novas camadas às centenas de anos de paisagem e arquitectura na ilha, elogiou o júri.

Finalmente, o júri realçou ainda a forma como Paulo David conseguiu unificar a arquitectura e a paisagem, permitindo que os edifícios “ocupassem silenciosamente a terra”.

O prestigiado prémio, que reconhece os contributos significativos no campo da arquitectura, tinha sido entregue pela última vez em 2009, ao arquitecto Tegnestuen Vandkunsten. Álvaro Siza Vieira foi um dos últimos vencedores do galardão, em 1988.

Todos os vencedores do prémio Alvar Aalto.

1967 – Alvar Allato (Finlândia)

1973 – Hakon Ahlberg (Suécia)

1978 – James Stirling (Inglaterra)

1982 – Jorn Utzon (Dinamarca)

1985 – Tadao Ando (Japão)

1988 – Siza Vieira (Portugal)

1992 – Glenn Murcutt (Austrália)

1998 – Steven Holl (EUA)

2003 – Rogelio Salmona (Colômbia)

2009 – Tegnestuen Vandkusten (Dinamarca)

2012 – Paulo David (Portugal).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...