Arquitectos alemães desenham projecto de habitação para Marte (com FOTOS)



Uma equipa do ateliê ZA Architects, na Alemanha, acredita que o basalto, que já foi detectado em Marte através dos robots que pesquisam o solo do Planeta Vermelho, é um excelente material de construção para criar caves subterrâneas. E, claro, para os terráqueos lá viverem.

Estas bases marcianas poderiam ser construídas por robôs, que escavariam as caves subterrâneas. O basalto serviria, inclusive, para criar uma espécie de cimento marciano.

“O solo de Marte é composto, sobretudo, por basalto, e a nave Phoenix conseguiu amostras de gelo aquático”, explica a equipa da ZA Architects. “O basalto é um bom material para fazer uma cave protectora, para produzir isolamento e um outro tipo de basalto que é mais forte que aço”.

Segundo o projecto, estes robôs poderia escavar grandes buracos, deixando os pilares de basalto para suportar o tecto. Quando os terráqueos lá chegassem teriam, “simplesmente”, de instalar as janelas, portas e sistemas de suporte à vida.

“Mais cedo ou mais tarde, a curiosidade levará os humanos a Marte. Não seria interessante termos uma estação permanente para explorar?”, questionou Arina Ageeva, da ZA Architects ao Dezeen.

A equipa acredita também que o basalto poderá criar uma espécie de seda de aranha, um material similar a fibra de vidro e que poderia ser usado como material de construção. “Este material já é usado para as indústrias automóvel e aeroespacial. É mais forte e leve que o aço, mais fácil de operar, à prova de fogo e não corrói”, continuou Ageeva.

Segundo a arquitecta, a base poderia incluir ainda áreas de agricultura, uma vez que o solo marciano é apropriado para fazer crescer algumas culturas específicas, como o aspargo.

Apesar de todo o mérito criativo, não deixa de ser espantoso a forma como nós, terráqueos, já pensamos em modificar um planeta que ainda nem dominamos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...