Arquitectos querem transformar estádios do mundial em habitações baratas (com FOTOS)



O Mundial 2014 acabou em Julho e a maioria dos 12 estádios construídos para o evento ficarão agora esquecidos. Desenhados para albergar grandes assistências, os estádios vão agora receber poucos milhares de fãs por jogo – tal como aconteceu em Portugal, aquando do Euro 2004, com os estádios de Aveiro, Coimbra, Leiria ou do Algarve.

Para tentar que nem tudo sejam más notícias, os arquitectos Axel de Stampa e Sylvain Macaux lançaram o projecto Casa Futebol, que os levou a imaginar unidades habitacionais nas estruturas existentes dos estádios – como pode ver nas fotos abaixo.

Segundo os arquitectos, que fazem parte do projecto 1Week1Project, as habitações seriam acessíveis a todos e instaladas entre os pilares de cimento colocados no perímetro à volta dos estádios – um espaço não utilizado.

Neste plano, os arquitectos mantêm a função original dos estádios – servirem de palco para jogos de futebol – e reservam alguma percentagem do dinheiro dos bilhetes para manutenção das unidades residenciais.

Segundo o Inhabitat, o Brasil prepara-se para decidir o que fazer com os edifícios construídos para o Mundial. Muitos deles, temporários, serão desmantelados ou reutilizados. Há outros que serão simplesmente demolidos e há quem defenda que os estádios se transformem em parques públicos – uma ideia inacreditável, tendo em conta o seu custo global.

[nggallery id=931 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...