MOCHE#DáTudo by Projeto_80, iniciativa Green Project Awards dinamizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pela Direcção-Geral da Educação (DGE), pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), pela Quercus e pela GCI, que desafia os alunos do Ensino Básico e Secundário a criar, pensar e agir em torno do mundo que os rodeia, está de volta para a sua 5ª edição. A Sessão de Lançamento, juntamente com a Cerimónia de Entrega de Distinções P80 2016/2017, teve lugar na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em Marco de Canaveses.

Um dia cheio de actividade e emoções marcou o lançamento da 5ª Edição MOCHE#DáTudo by Projeto_80 onde foram também anunciados os projectos distinguidos na edição anterior.

O Colégio de Amorim (Projecto Amor(im) Voluntariado), o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe – Cacia (Projecto Educar para a sustentabilidade), a Escola EB 2,3 D. Afonso, IV Conde de Ourém (Projecto AGIR), a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Projecto Biocompostor), a Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Projecto Uma Gota Por Um Futuro) e a Escola Secundária Maria Lamas (Projecto Poluição Luminosa) constituem o grupo das seis Escolas distinguidas na edição de 2016/2017 do P80 e finalistas da Categoria Iniciativa Jovem dos Green Project Awards. O vencedor será conhecido no próximo dia 12 de Janeiro, na Cerimónia de Entrega de Prémios GPA.

Os seis projectos distinguidos na 4ª edição P80, que contou com o apoio de MOCHE, da Sociedade Ponto Verde, de Luso Fruta, e do Instituto Português do Desporto e Juventude, receberam apoio no processo de acesso a financiamento para os projectos candidatados, cortesia do IPDJ. Estes seis grupos de jovens contam ainda com uma visita de estudo ao Luso e à Serra do Buçaco, cortesia de Luso Fruta, e recebem um kit de telecomunicações MOCHE.   

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, participou na sessão e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos jovens distinguidos e por todos os que participaram. O Secretário de Estado incentivou ainda os jovens de todo o país – entre os 13 e os 18 anos – a ocuparem o seu lugar na história, participando de forma activa nas suas comunidades, motivando-os para conhecerem o muito que tem sido feito ao nível das políticas públicas na criação de oportunidades para o seu desenvolvimento.

Nesta 5ª edição, o Roadshow MOCHE#DáTudo by Projeto_80 visita cerca de 40 escolas dos 18 distritos de Portugal, chegando assim a milhares de jovens. Com início a 09 de Janeiro de 2018 e término a 09 de Marco de 2018, o Roadshow é uma parte integrante do P80, que tem a duração de um dia em cada escola, sendo composto por duas sessões distintas. 

As candidaturas abrem no dia do evento de lançamento da edição e podem ser submetidas até 31 de Maio de 2018, no site oficial, preenchendo o formulário de candidatura. A iniciativa é aberta a todas as escolas do país e cada escola pode inscrever mais do que um projecto, desde que com temáticas diferentes e equipas até 20 membros. 

Sob o mote “Ocupa o teu lugar na História”, o Projeto_80 é um programa de sensibilização para a sustentabilidade e incentivo ao empreendedorismo social e associativismo de âmbito nacional, destinado aos jovens entre os 13 e os 18 anos, que frequentem o ensino básico, secundário ou profissional e é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direcção-Geral da Educação, Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Quercus e do Green Project Awards, com o apoio da República Portuguesa. A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, ANQEP, junta-se pela primeira vez a esta iniciativa, afirmando a importância do ensino profissional também nas áreas da educação ambiental e cívica dos jovens cidadãos.  

Para além do parceiro MOCHE, o Projeto_80 conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde, de Luso Fruta, INTRA_RAIL da CP e Movijovem, da Chronopost e da Ambar que, em conjunto, têm vindo a sensibilizar e a motivar os jovens portugueses para as temáticas da sustentabilidade e empreendedorismo.