Artesã portuguesa cria jóias vivas com musgo (com VÍDEO)



Especialista em paisagismo, ambiente e decoração, Inês Varela juntou todos estes valores na marca Natural Jewellery, um conceito inovador em joalharia e que cria jóias a partir de plantas vivas.

“Comecei a fazer para mim, mas acabou por ter uma aceitação geral. Depois, desenvolvi uma técnica, e é então que aparece a marca Natural Jewellery”, explicou a artesã ao Economia Verde.

A Natural Jewellery pode definir-se como uma marca de joias com aplicação de plantas vivas, neste caso, briófitas e, especificamente, musgo – o musgo normal, dos presépios.

O musgo é comprado a fornecedores e adaptado a jóias, por isso nada é desperdiçado. “Já fazemos alguma propagação, e é esse o caminho que temos de seguir. A jóia tem de levar uma camada protectora, por causa do metal e da água, e depois colocamos uma mistura criada por nós – recriamos o meio natural da planta mas, em vez de ser numa rocha, o seu habitat é a jóia”, explicou Inês.

A jóia permanece viva, pelo que tem de ter cuidados: as peças têm de ser regadas e, como é normal, realizam a fotossíntese no anel, colar ou pulseira. A Natural Jewellery tem cerca de dois meses e já começou a exportar para Inglaterra. “O musgo é uma planta muito importante ao nível ecológico, sendo utilizada como bio-indicador, ajudando em estudos ambientais”, conclui Inês Varela.

A primeira colecção, chamada Pure, pode ser comprada online, via Facebook.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...