Artista espanhol grafita padrões geométricos no chão de edifícios abandonados
A paixão do artista catalão Javier de Riba por edifícios abandonados leva-o a criar ilusões de óptica visuais através de grafitis pintados no chão. Os padrões geométricos desenhados por Riba parecem verdadeiros azulejos decorativos e têm um objectivo: “manter uma guerra contínua contra a estagnação, a favor da versatilidade e inovação”.
Tal como a arte do azulejo, também os grafitis de Riba requerem paciência e uma atenção meticulosa ao detalho. O artista move-se da esquerda para a direita e do topo para baixo para completar as secções de telhas, camada a camada.
Numa fase inicial, ele pinta uma grande base branca em forma de quadrado ou rectângulo, antes de pintá-las com spray ou tinta. Riba faz parte do colectivo Reskate Arts & Craft, com o qual desenvolve projectos gráficos e comunicativos ligados à sustentabilidade e humanidade.
“Por um lado, a sua inquietude leva-o a questionar o seu estilo pessoal a cada projecto, pondo-o ao serviço da comunicação. Para ele, cada peça pede a sua estética e aventura-se a provar novas técnicas e estilos com mais ou menos virtudes. Uma luta constante contra os tiques, a favor da versatilidade”.
[nggallery id=1915 template=greensavers]