Artista M.I.A. vai ajudar H&M a reciclar roupas
A H&M vai unir-se à artista e cantora M.I.A. na Semana Mundial da Reciclagem, uma parceria que inclui a realização de um novo videoclip e uma operação global de recolha de roupa.
De 18 a 24 de Abril, na Semana Mundial da Reciclagem, a H&M espera recolher mil toneladas de roupa indesejada ou usada, doada por clientes em todo o mundo nas suas mais de 3.600 lojas. A iniciativa faz parte do objectivo da H&M de fechar o ciclo da indústria têxtil, reciclando roupa usada para criar fibras têxteis recicladas para novos produtos.
Para sensibilizar para esta questão, a artista M.I.A. filmou um novo videoclip em exclusivo para a H&M, no qual se foca o impacto ambiental das roupas que são deitadas ao lixo por todo o mundo. O vídeo estreará a 11 de Abril no site da H&M.
Desde 2013 que os clientes da H&M são convidados a entregar roupas e têxteis indesejados ou usados, de qualquer marca e em quaisquer condições, em qualquer uma das lojas da marca. Ao fazê-lo, asseguram que menos roupas acabem em aterros sanitários e, em troca, recebem vouchers para usar na H&M.
Desde que a empresa lançou a primeira campanha de recolha de roupa, em 2013, já foram reunidas mais de 25.000 toneladas de roupa e, há dois anos, a H&M apresentou as primeiras peças feitas com fibras têxteis recicladas – passos importantes para fechar o ciclo têxtil.
Para assinalar a primeira Semana Mundial da Reciclagem, a H&M espera conseguir recolher mais têxteis do que em anos anteriores: a par do vídeo de M.I.A., bloggers e personagens do videoclip vão filmar vídeos de rehaul mostrando as peças que vão reciclar.
Os consumidores são também convidados a realizar o seu próprio videoclip com peças de roupa que vão reciclar e publicá-los com a hashtag #HMrehaul.
“A campanha Fechar o Ciclo é um pilar central da iniciativa Conscious Actions da H&M para promover a sustentabilidade. Esta iniciativa visa criar um ciclo fechado para os têxteis, para que as roupas indesejadas possam ser reutilizadas e recicladas para criar novas fibras têxteis para novos produtos. O objetivo a longo prazo é evitar que a roupa acabe em aterros sanitários, bem como preservar os recursos naturais”, explicou a H&M em comunicado.
Segundo a empresa, ao reciclar apenas uma t-shirt é possível poupar 2.100 litros de água. E que maior incentivo que este podemos ter para começarmos a reciclar a nossa roupa?