Artista urbano brasileiro regressa a Portugal para segunda temporada de intervenção



O artista brasileiro Fábio Carvalho regressou a Portugal para a segunda fase do seu projecto de intervenção urbana Aposto, depois de uma primeira temporada de 30 dias entre Fevereiro e Março em que criou dois novos padrões de azulejo a partir de fotos de peças da série Delicado Desejo.

Nesta segunda visita, que decorrerá até 17 de Novembro, Fábio Carvalho irá criar uma variedade de novos padrões para os seus azulejos de papel sob medida, visando o melhor diálogo entre o padrão oficial na fachada e o padrão criado pelo artista.

“Cada fachada será completada com um desenho de azulejo desenvolvido especialmente para aquele prédio”, explica o artista em comunicado.

Todos os trabalhos da primeira fase do projecto Aposto, assim como os da edição 2.0, serão publicados neste blog.

“[Na série Delicado Desejo”, os novos padrões de azulejo foram impressos em papel, e depois aplicados em fachadas de prédios lisboetas onde os azulejos originais já estavam em falta, por deterioração ou roubo. Nenhum azulejo real foi encoberto pelos azulejos de papel”, explicou o artista.

Uma nova intervenção: Ocupação Monarca

Para além da segunda fase do projecto Aposto, o artista trouxe também para Lisboa a intervenção urbana Ocupação Monarca, iniciada em Agosto último em Rio de Janeiro, Brasil, e que assume também a forma de azulejo de papel, para ser aplicado em portas e janelas lacadas com cimento em imóveis abandonados e como complemento às faltas de azulejo em fachadas.

“Nesta intervenção temos como base a icónica imagem de um soldado em uniforme camuflado e armado com um fuzil, com asas de borboleta a sair de suas costas”, explicou. Esta asas de borboleta podem ser encontrada em vários dos trabalhos do artista e serão acompanhadas de novos desenhos.

[nggallery id=2372 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...