com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Árvore com 20 milhões de anos descoberta na Grécia

Foi descoberta uma árvore com 20 milhões de anos e 19,5 metros de comprimento na ilha de Lesbos, na Grécia. A árvore ficou debaixo de cinzas após uma erupção vulcânica na época, e foi encontrada intacta com os ramos, folhas e raízes, avança a CNN.

Nickolas Zouros, professor de geologia da Universidade de Aegean, afirma ao canal “É a única encontrada na escavação com os ramos, o sistema radicular, e foi encontrada numa camada cheia de folhas (…) há 25 anos que escavamos e nunca encontrámos uma árvore assim”.

O Geoparque da Floresta Petrificada de Lesbos, local onde se situa, é conhecido pelas suas árvores fossilizadas. A 200 quilómetros desta descoberta foram também encontrados mais de 150 troncos, revelam os geólogos.

“Estas árvores mostram que o clima mudou na área de Lesbos – esta árvore é subtropical. As condições climáticas eram subtropicais há 20 milhões de anos, quando a árvore foi destruída pelas erupções vulcânicas”, explica o geólogo. Através destas escavações, a equipa consegue estudar as mudanças que ocorreram no clima ao longo dos anos, e de que forma essas alterações afetam os ecossistemas. Assim, é possível criar cenários futuros que indiquem de que forma a crise climática pode afetar as espécies e o Planeta.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...