Árvores capturam 50% das partículas de poluição do ar das cidades
As folhas das árvores podem capturar mais de 50% do material particulado, o principal componente da poluição urbana. Segundo o Planeta Sustentável, esta foi a principal conclusão de uma equipa de cientistas que, para esse efeito, plantou uma sequência de árvores em frente de algumas casas.
Em ambientes urbanos, estas partículas vêm principalmente da exaustão do carro, do desgaste da pastilha do travão e da poeira da estrada. Esse material pode conter metais, como ferro e chumbo, sendo que as partículas são suficientemente pequenas para as pessoas as inalarem. Também podem exacerbar doenças do coração, asma, e outras condições de saúde.
A equipa de investigadores, liderada por Barbara Maher, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, fez uma experiência numa rua movimentada da cidade, sem árvores. Ela rastreou a quantidade de poeira e de partículas que entravam pelas casas e recolheu dados sobre os tamanhos e as concentrações de partículas, a cada 10 minutos, durante cinco dias. Lenços húmidos também recolheram a poeira de telas de LED ou de plasma no interior das casas.
Depois, a equipa colocou algumas plantas e árvores jovens em frente a algumas casas, durante 13 dias, formando uma espécie de tela verde em frente às residências. O resultado mostrou que aquelas com árvores tinham concentrações de 52% a 65% mais baixas de partículas metálicas de todos os tamanhos.
Um exame feito com um microscópio eletrónico confirmou que as superfícies das folhas prenderam as partículas metálicas. Como as partículas medidas no interior das casas, essas partículas são, provavelmente, o produto de combustão e desgaste de freio dos travões que passam, concluiu a equipa.
Foto: Brisbane City Council / Creative Commons