Árvores de interesse público estão desprotegidas desde 2012
Há dois anos que a lei sobre as árvores monumentais de Portugal foi revogada e, por isso, está à espera para ser regulamentada, noticia ontem o jornal Público. A lei, originalmente aprovada em 1938, foi revogada em 2012, mas ainda estão por definir quais os critérios de classificação ou sanções a aplicar.
Assim, as árvores de interesse público estão desprotegidas: uma intervenção sem acompanhamento pode afectar a saúde e longevidade de uma árvore classificada, bem como a sua estabilidade.
“Há pelo menos umas dezenas de árvores por classificar neste momento”, diz Miguel Rodrigues. “Nos últimos anos, apesar de haver cada vez mais pessoas atentas a estas árvores, vimos que há menos interesse dos serviços centrais e dos serviços florestais para este assunto”, explicou o responsável ao Público.
Para chamar à atenção do público para o problema, a Árvores de Portugal, com outras associações, lançou uma petição online.“Cuidar deste riquíssimo património natural é, na nossa opinião, mais do que um imperativo legislativo, uma obrigação moral, de forma a preservar a memória do passado e garantir o seu futuro”, lê-se na petição.
[nggallery id=588 template=greensavers]