As 10 cidades mais poluídas do mundo (com LISTA)

A cidade de Nova Deli, na Índia, é a mais poluída do mundo, de acordo com um relatório publicado ontem pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que avaliou 1600 cidades de 91 países. A última análise, feita em 2011, tinha monitorizado 1100 cidades.

Segundo o relatório, apenas 12% das pessoas que residem em ambientes urbanos vivem em áreas onde os níveis de poluição não são uma ameaça. E quase metade delas estão expostas a poluição 2,5 vezes mais alta que o recomendado pela OMS.

Por outro lado, não é de estranhar que, na maioria das cidades cuja qualidade do ar é monitorizada há 100 anos, a situação está agora muito pior. A dependência dos combustíveis fósseis, o transporte individual, uso ineficiente de energia em edifícios e utilização da biomassa para cozinhar e como aquecimento são os principais factores.

Assim, Nova Deli, na Índia, tem o mais alto nível de concentração de partículas finas –conhecidas como PM2.5 – do mundo, com menos de 2.5 micrómetros de diâmetro.

Em Abril de 2014, a organização já havia divulgado informações estimando que a poluição foi responsável pela morte de cerca de 3,7 milhões de pessoas com menos de 60 anos, em 2012.

Veja a lista das 10 cidades mais poluídas do mundo – com claro predomínio da Índia.

1.Deli (Índia)

2.Patna (Índia)

3.Gwalior (Índia)

4.Raipur (Índia)

5.Karachi (Paquistão)

6.Peshwar (Paquistão)

7.Rawalpindi (Paquistão)

8.Khoramabad (Irão)

9. Ahmedabad (Índia)

10.Lucknow (Índia)

Foto:  souravdas / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores